IBRAM e CBPM abrem pregão canadense durante a EXPOSIBRAM 2025
Cerimônia simbólica na Bolsa de Toronto celebra a força da mineração brasileira no mercado internacional.
A Bolsa de Valores de Toronto (Toronto Stock Exchange – TSX) realizou, nesta quarta-feira (29), a abertura simbólica do pregão com a presença de Raul Jungmann, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), e de Henrique Carballal, presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). A cerimônia, conduzida por Guillaume Légaré, chefe para a América do Sul da TSX e da TSX Venture Exchange (TSXV), integrou a programação da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2025), o maior evento do setor na América Latina.
O Brasil permanece como um mercado estratégico para a TSX e a TSXV, que juntas listam mais de 1.100 empresas de mineração, o maior número entre todos os grupos de bolsas de valores do mundo. A parceria entre os setores de mineração do Canadá e do Brasil continua fortalecendo oportunidades bilaterais em investimentos, inovação e desenvolvimento responsável dos recursos minerais.
Para o IBRAM, é fundamental fortalecer o ambiente de negócios no País e atrair novos investimentos externos. O instituto tem trabalhado para mobilizar mineradoras de diferentes portes a avaliarem as vantagens de serem listadas em bolsas de valores, no Brasil e no exterior, como forma de ampliar o acesso ao mercado de capitais. Segundo o IBRAM, diversas empresas brasileiras têm potencial para captar recursos por meio do mercado acionário, embora ainda predomine a cultura de financiamento via instituições financeiras.
Sobre a EXPOSIBRAM 2025
Um dos maiores eventos de mineração da América Latina, EXPOSIBRAM 2025, começou na última segunda-feira (27) em Salvador (BA). Organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o evento reúne mais de 400 estandes e conta com cinco palcos simultâneos, onde serão discutidas as principais tendências e desafios do setor mineral. A expectativa é de reunir mais de 30 mil visitantes e cerca de 2,2 mil congressistas ao longo dos quatro dias de evento, que se estende até 30 de outubro. O espaço de exposição abrigará empresas e instituições do Brasil e de diversos países, entre eles China, Chile, Itália, Estados Unidos, Canadá, França, Suíça, União Europeia e Coreia do Sul.
Durante os quatro dias, o Congresso receberá 151 painelistas e 37 moderadores para tratar sobre temas atuais, como os minerais críticos e estratégicos, o papel da mineração na COP 30, as perspectivas geopolíticas e econômicas do setor, entre outros temas de destaque.
Patrocinadores
A EXPOSIBRAM 2025 tem o patrocínio de: BHP; CBPM – Companhia Baiana de Pesquisa Mineral; Governo do Estado da Bahia; Hydro; Vale (Patrocínio Master); AEOLUS; CMOC; Ero Brasil (Patrocínio Diamante). Bahia Gás; Elecmetal; Huawei; Hexagon; U&M (Patrocínio Platina). Anglo American; Kinross; Nexa (Patrocínio Ouro). EF Energy Fuels; Geosol; Mineração Usiminas, Petrobahia (Patrocínio Prata). Accenture; Alcoa; Armac; CBMM; CBA; Hatch; Taboca; Mosaic; Samarco (Patrocínio Bronze).
O evento tem apoio institucional de: 2A+ Mineração; Associação Baiana de Engenheiros de Minas; Associação Baiana de Geólogos; Abimaq; Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração; ABREMI; ACMinas; Amcham; Apemi; BCCC; Cetem; Confea; Crea-BA; Mutua BA; Câmara de Comércio Brasil/Canada; Opus Ratios Scientia; Febrageo; FIEB; FIEPA; Mining Hub; OAB São Paulo; Sociedade Brasileira de Geologia Núcleo Bahia-Sergipe; SINDIMIBA; Women in Mining Brasil.
Serviço:
EXPOSIBRAM 2025
Data: 27 a 30 de outubro
Local: Centro de Convenções Salvador – Av. Octávio Mangabeira, 5.490 – Boca do Rio – Salvador – BA
Mais informações e inscrições em https://exposibram2025.ibram.org.br/
Patrocinadores
Master
Diamante
Platina
Ouro
Prata
Bronze
Apoio
Institucional
Editorial
Companhia Aérea Oficial