Gustavo Pimenta destaca transformação da Vale e provoca reflexão sobre o futuro da mineração na EXPOSIBRAM 2025
Em Salvador, presidente da Vale projeta os caminhos da mineração do futuro.
A transição energética e os novos paradigmas de responsabilidade ambiental estão redesenhando o papel da mineração no mundo. Foi sob essa perspectiva que o presidente da Vale, Gustavo Pimenta, apresentou a palestra “Mineração do Futuro” durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2025). Em sua fala, nesta terça-feira (28/10), o executivo destacou que a companhia tem se orientado cada vez mais por pilares como tecnologia, segurança, circularidade e compromisso social.
“O foco da Vale está em minerais estratégicos para a descarbonização, como ferro, níquel e cobre, além da ampliação das relações com clientes e o fortalecimento da cultura de inovação. A empresa vive um de seus melhores momentos operacionais, com estabilidade, eficiência e segurança recorde, resultado direto da transformação cultural iniciada nos últimos anos”, celebrou Pimenta.
O presidente da Vale detalhou avanços concretos, como o fato de não registrar atualmente nenhuma barragem em nível de emergência (85% da produção sem o uso de barragens), além de já ter alcançado 60% da meta do programa de descaracterização – 18 de 30 barragens eliminadas. “Esse tipo de compromisso é recompensado, inclusive, no âmbito dos negócios, pois conseguimos atrair novos investidores”, afirmou.
De acordo com Pimenta, a transição energética representa uma oportunidade histórica de transformação para o setor mineral e o Brasil. Em relação à Vale, o executivo apresentou o que chamou de “Visão da Mineração do Futuro”, formada pelos seguintes pilares: operações inteligentes; minas minimamente invasivas; zero estéril e carbono neutro; compartilhamento de valor; e força de trabalho do futuro.
Ambiental e social
Pimenta também ressaltou as dimensões ambiental e social na atuação da Vale. A empresa mantém mais de 800 mil hectares sob preservação na Floresta Nacional de Carajás, além do compromisso de proteger e recuperar outros 500 mil hectares até 2030. No campo social, assumiu a meta de apoiar a retirada de 500 mil pessoas da pobreza, por meio de projetos de qualificação, educação e geração de renda.
Gustavo Pimenta também reforçou que a mineração tem papel central no enfrentamento da crise climática e na construção de uma economia mais sustentável: “Estamos construindo uma mineração legal, responsável e de impacto positivo.” Ao encerrar sua fala, provocou o público presente no auditório com uma reflexão: “Sem essa mineração do futuro, qual será o futuro da mineração?”.
Patrocinadores
A EXPOSIBRAM 2025 tem o patrocínio de: BHP; CBPM – Companhia Baiana de Pesquisa Mineral; Governo do Estado da Bahia; Hydro; Vale (Patrocínio Master); AEOLUS; CMOC; Ero Brasil (Patrocínio Diamante). Bahia Gás; Elecmetal; Huawei; Hexagon; U&M (Patrocínio Platina). Anglo American; Kinross; Nexa (Patrocínio Ouro). EF Energy Fuels; Geosol; Mineração Usiminas, Petrobahia (Patrocínio Prata). Accenture; Alcoa; CBMM; CBA; Hatch; Taboca; Mosaic; Samarco (Patrocínio Bronze). O evento tem apoio institucional de: 2A+ Mineração; Associacao Baiana de Engenheiros de Minas; Associação Baiana de Geólogos; Abimaq; Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração; ABREMI; ACMinas; Amcham; Apemi; BCCC; Cetem; Confea; Crea-BA; Mutua BA; Câmara de Comércio Brasil/Canada; Opus Ratios Scientia; Febrageo; FIEB; FIEPA; Mining Hub; OAB São Paulo; Sociedade Brasileira de Geologia Núcleo Bahia-Sergipe; SINDIMIBA; Women in Mining Brasil.
Serviço:
EXPOSIBRAM 2025
Data: 27 a 30 de outubro
Local: Centro de Convenções Salvador – Av. Octávio Mangabeira, 5.490 – Boca do Rio – Salvador – BA
Mais informações e inscrições em https://exposibram2025.ibram.org.br/
Assessoria de Comunicação do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração e da EXPOSIBRAM 2025
Patrocinadores
Master
Diamante
Platina
Ouro
Prata
Bronze
Apoio
Institucional
Editorial
Companhia Aérea Oficial